sábado, 30 de outubro de 2010

Conceituando Currículo e integrando Tecnologias

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
NTE Porto Nacional – TO Professora Multiplicadora: ELISÂNGELA DOS SANTOS MENEZES
Cursista ELIZABETE C. AGUIAR
Conceituando Currículo e integrando Tecnologias


CURRICULO inclui todas as atividades e experiências que permitem que a criança aprenda. Inclui as atividades planeadas para atingir determinados objetivos educativos e acontecimentos inesperados que se revelam boas oportunidades para aprender

Um currículo para a formação humana introduz sempre novos conhecimentos e não se limita aos conhecimentos vivenciados pelos alunos e realidades regionais. È aquele orientado para a inclusão de todos ao acesso dos bens culturais e ao conhecimento, a serviço da diversidade. Currículo envolve conteúdo da área do conhecimento e as atividades necessárias para que o aluno se aproprie desse conhecimento.
O uso cada vez mais comum das TIC, tem contribuído para o aprimorar o processo de ensino aprendizagem.Este novo cenário educacional que prescinde a existência de novas atitudes conhecimentos e linguagens nos impõe a práticas docentes de um ensino comprometido com o desenvolvimento tecnológico da sociedade.
Segundo,D’ AMBROSIO(1998.p89).”Se pretendemos uma educação abrangente,envolvida com o estado do mundo ,abrindo perspectiva para o futuro melhor,temos que repensar nossa prática,nossos currículos.Os objetivos da educação são muito mais amplos que aqueles tradicionalmente apresentados nos esquemas disciplinares.Devem necessariamente,situar a educação no contexto da globalização existente no planeta”.
Cabe a escola a introdução de novas tecnologias informação e comunicação e conduzir o processo de mudança da atuação do professor no seu fazer pedagógico. O novo profissional da educação deve integrar melhor as tecnologias com afetividade, a humanização e a ética. Com isso ele será um profissional mais criativo, experimentador, orientador, dos processos de aprendizagem, de atividade, pesquisa, projetos, onde tenha a possibilidade de desenvolver situações instigantes, desafiadoras, que preocupa em solucionar problema e desafio, sendo flexível nos espaços e tempos individuais de seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário